Ash Ra Tempel

1
10:15


Esqueça Pink Floyd! (brincando! ou não ^^)

Ash Ra Tempel é uma lenda do Krautrock.
(rock pisdodelico-politico-ácido-lisergico-anarquico alemão).
Procurem se puderem um tal álbum chamado "Jon iin".
Uma bolacha de duas músicas, duas epopéias lisérgicas, Regadas a uma sessão interminável de solos de guitarras com linhas de baixo que provocam náuseas delirantes e tons graves de delírio melindroso e demência lúcida. Num ambiente árido, cyborgs se mutilando nos arredores Enquanto seres humanos são levados para outras dimensões E são desintegrados em 19min e 13seg (só a primeira parte) de uma jam session inigualável. Visitar outras planetas nunca causou tamanha adrenalina e comoção febril e êxtase sonoro.



1 comentários:

A BRINCADEIRA CÓSMICA DE ROLF-ULRICH KAISER

0
11:58

Muita da música confeccionada na Alemanha durante o fecundo período de finais da década de 1960 até ao início da década de 1980, está envolta numa neblina de mistério. Embora os Cosmic Jokers não sejam decerto o mais obscuro exemplo musical da era a que nos reportamos - em sonoridade e em acessibilidade -, à sua génese associa-se um empolgamento empreendedor que, fora do estúdio, terá ajudado a delinear a excelência de muitos dos projectos que, como este, por aqui são destacados.

Foi do mítico estúdio de Dieter Dierks que saiu o melhor grupo de música psicadélica alemã que jamais existiu: os Cosmic Jokers. À parte a penumbra que naturalmente envolve acontecimentos passados há mais de 30 anos, o contexto das gravações do grupo contribuem, por si só, para que a linha temporal dos acontecimentos seja misturada de confusão, encontros e desencontros.
Na primeira metade da década de 1970, Rolf-Ulrich Kaiser, visionário jornalista alemão e mentor de editoras-estandarte da cena alemã, como a Pilz, Ohr ou Kosmische Musik, idealizou criar um produto musical capaz de transcender as fronteiras da realidade, editando projectos que fundiam a abordagem psicadélica e cenários místicos e esotéricos com rock espacial. A tradução prática desta ideia foi “Die Kosmischen Kuriere”, etiqueta subsidiária da Ohr que albergou os trabalhos de Sergius Golowin e de Walter Wegmuller, para além de Seven-Up, com os Ash Ra Tempel e Timothy Leary.


Kaiser foi o mentor da ideia por detrás dos Cosmic Jokers. Sob o pretexto da criação improvisada, organizou encontros de músicos, de Fevereiro a Maio de 1973, no estúdio de Dierks, em Colónia, dando-lhes em troca acesso sem restrições a alucinogéneos. Do ácido festim constavam Dieter Dierks, os membros dos Ash Ra Tempel, Manuel Göttching e Klaus Schulze e Jurgen Dollase e Harald Grosskopf dos Wallenstein. Kaiser juntou as longas horas de material e uma vez devidamente trabalhado decidiu editar os discos na sua editora Kosmische Musik, tudo isto sem os músicos terem qualquer conhecimento.


Em 1974 foram editados três discos – The Cosmic Jokers, Galactic Supermarket e Planeten Sit-In –, para além de mais duas compilações da referida editora, mais tarde também creditadas a estes brincalhões cósmicos, Sci-Fi Party e Gilles Zeitschiff. O primeiro disco, homónimo, está dividido em duas faixas, uma para cada lado do vinil: “Galactic Joke” onde imperam os sintetizadores e as guitarras filtradas por uma panóplia de efeitos; e “Cosmic Joy” que complementa a música ambiental do primeiro tema com delírios percussivos plenos de efeitos. No segundo álbum, Galactic Supermarket, Rosi, namorada de Göttsching, e Gille Lettman, namorada de Kaiser, participam nas gravações, emprestando narrações celestiais à viagem intergaláctica. Tal como o seu predecessor, este segundo registo é composto por duas longas músicas, mas aqui os arranjos de Mellotron são bastante mais complexos, aproximando-se das orquestrações dos Wallenstein.

O terceiro e último registo é consideravelmente distinto, pois trata-se e uma verdadeira manta de retalhos, com temas de curta duração compostos por pequenos fragmentos sonoros das extensas sessões de gravação, editados e misturados para dar uma ideia de continuidade ao longo do disco . Um pequeno embuste diríamos, quando comparado com a grande trama engendrada em torno deste projecto.Reza a lenda que, algures em 1974, ao entrar numa loja de discos em Berlim, Manuel Göttsching, líder dos Ash Ra Tempel, ficou deveras surpreendido pela música, ao mesmo tempo estranha e familiar, que vertia dos altifalantes do estabelecimento comercial. Intrigado, dirigiu-se ao balcão e perguntou ao empregado que disco estava a tocar. Para seu espanto tratava-se dele próprio. A sua fotografia bem visível na capa do disco não dava lugar a qualquer dúvida. Os intentos megalomaníacos de Kaiser acabaram então por chocar com a sóbria realidade quando Klaus Schulze decidiu activar as vias legais e processar Kaiser, levando a que os discos fossem retirados do mercado em 1975, e a que Kaiser fugisse da Alemanha, precipitando também o fim do seu império discográfico.



Esquecendo o exemplo de desonestidade para com o trabalho artístico, este projecto representa, talvez, uma das facetas mais eloquentes da psicadélia alemã. Sem alguma vez terem existido, os Cosmic Jokers são uma viagem musical sob a batuta da guitarra ácida de Göttching e das manipulações sintetizadas de Schulze que, para gáudio dos apreciadores, brotou da astuta mente de Rolf-Ulrich Kaiser.

posted by Henrique Vicente

0 comentários:

Cinco truísmos que querem silenciar o debate

0
11:07

Truísmo é o nome que reservamos, em filosofia, para a banalidade que, verdadeira, produz efeitos que vão muito além daqueles que estritamente poderíamos derivar da veracidade que enuncia. Num comentário a um post de Alexandre Nodari, eu desenvolvia a tese de que o truísmo funciona mais ou menos com a dinâmica que Marx identificou para as forças produtivas. Se você se lembra, as forças produtivas, para Marx, vão se desenvolvendo até que elas já não “cabem” no modo de produção no qual elas se encontram, forçando a turbulência revolucionária a partir da qual surgiria outro. Assim (resumindo brutalmente), o desenvolvimento de um sistema de trocas mais amplo na Europa tardo-medieval foi corroendo as bases do Feudalismo e criando as condições para as revoluções burguesas, que romperam as travas que aquele modo de produção impunha às forças produtivas.

Pois bem, os truísmos funcionam assim. Todo truísmo tem seu momento liberador. Ele expressa, como todo clichê, uma banalidade que não é falsa, mas que pode muito bem funcionar para falsificar a realidade – especialmente depois que, já disseminado, passa a ser usado para travar o pensamento e, não raro, silenciar o outro. Já que tirei a semana para fazer posts que vão me servir no futuro, aproveito para tratar de cinco truísmos que encontro com frequência por aí.

1. Cada um tem sua opinião. É o pai, ou a mãe, de todos os truísmos. Como todos os outros, ele é vítima da reversibilidade: ora, se “cada um tem sua opinião”, seria possível, em tese, formular a opinião contrária – a de que cada um não tem sua opinião. Isso significa que, para que esse truísmo seja verdadeiro, ele tem que ser falso. O paradoxo é que quem recorre ao “cada um tem sua opinião” como instrumento de debate não está jamais exprimindo opinião própria. Está, invariavelmente, repetindo opinião ouvida alhures. Afinal de contas, quer afirmação mais universalizante que “cada um tem sua opinião”? Quem diz isso no interior de uma discussão não está abrindo-se para o diálogo. Está fechando-o antes que ele se inicie. Dizer “cada um tem sua opinião” é como dizer “eu sou mentiroso”: trata-se de uma afirmação que implode no momento em que ela é feita.

2. Futebol não tem lógica. Este é o truísmo a que recorremos quando fracassa nossa explicação do jogo. Como todo truísmo, ele é verdadeiro e falso. Afinal, haverá coisa no mundo que tenha mais lógica do que o futebol? Simplesmente trata-se de que o futebol não se pauta por aquilo que costumamos chamar de “lógica” no discurso cotidiano, ou seja, a lógica positivista do encadeamento das causas e efeitos, que ordena esportes mais gerenciais e matemáticos como o futebol americano e o basquete. O futebol funciona de acordo com a lógica da contingência que, se você for observar bem, está muito mais próxima da lógica que ordena o mundo.

3. Não se pode comparar (cinema e literatura): Deixo os dois termos da comparação entre parênteses porque não importa quais eles sejam. A coisa funciona da mesma forma. No caso em questão, o truísmo teve seu momento liberador quando serviu para combater certa tendência a se trabalhar adaptações de romances ou contos a partir de uma metafísica da fidelidade. Ele desnudava uma certa prepotência literária, que insistia em pensar sua arte como superior, e o cinema como acessório que não podia se ombrear com ela. Hoje esse clichê já é, como o "cada um tem sua opinião", um apêndice da preguiça de pensar. Basta relacionar um livro e um filme para que você ouça isso. É invariavelmente um instrumento para silenciar o debate. Basta estabelecer uma comparação para que alguém diga que não se podem comparar coisas diferentes. Como se houvesse algum sentido em comparar coisas idênticas. Esta crítica ao truísmo não implica, claro, que eu ache que toda comparação procede. Há que se ver caso a caso.

4. Todos os que se sentem ofendidos têm o direito de procurar a justiça. É o truísmo favorito dos advogados (não todos, claro), ao qual recorrem quando se critica a decisão de algum Maiorana de processar um Lúcio Flávio, ou de uma Leticia W. de processar um Milton Ribeiro. Evidentemente, o argumento é verdadeiro. Todo mundo tem o direito de procurar a justiça quando se sentir ofendido. O problema é que ele é, como todo truísmo, tautologicamente reversível: a mesma Constituição que assegura o direito de cada ofendido procurar a justiça assegura a liberdade de crítica -- incluindo-se aí o direito de criticar alguém por judicializar discussões políticas ou literárias. Nas conversas sobre a daninha judicialização do debate político no Brasil, todos os que se sentem ofendidos têm o direito de procurar a justiça não costuma funcionar como argumentação: é mecanismo de silenciamento mesmo. Uma variante dele é o truísmo cada um deve se responsabilizar pelo que diz. Ora, isso é evidente. Mas a brincadeirinha da reversibilidade se aplica aqui também: se cada um deve se responsabilizar pelas consequências do que diz, cada um deve também se responsabilizar pelas consequências de seus atos, incluindo-se o ato de decidir processar alguém por ter dito algo. Se você é escritor e decide processar alguém por uma resenha, viverá com a reputação advinda disso, a qual -- diz a história da literatura -- não costuma ser muito boa. Reitero que não sou crítico de todos os processos por injúria, calúnia ou difamação. Os critérios aqui são aqueles, óbvios: extensão do dolo, clareza do propósito de difamar, diferença de acesso aos meios de comunicação etc. Se eu fosse MV Bill, por exemplo, já teria processado Diogo Mainardi. Sim, eu sei que essa decisão cabe ao MV Bill.

5. O problema são os radicalismos dos dois lados. Eis aqui mais um que é pai, ou mãe, ou tio, de vários outros truísmos. Os que anunciam que o problema são os radicalismos dos dois lados gostam de se apresentar como moderados, ponderados, razoáveis, racionais. É o truísmo preferido dos que justificam a barbárie na Palestina Ocupada. É o truísmo favorito dos que justificam a violência policial contra estudantes (cujo movimento tem, sim, vários problemas). Esse é um truísmo particular, porque ele se baseia num uso completamente enganoso da palavra “radicalismo”. Ora, só é possível ser radical numa direção: a da raiz. Basta ir ao seu dicionário etimológico e ver de onde vem a palavra. Quando alguém reduzir um problema político ao “radicalismo dos dois lados”, você pode ter certeza de que: 1) ele não é equidistante em relação aos dois lados; 2) ele quer que você acredite que ele é isento ou equidistante com respeito aos “dois lados”.

Há muitos outros, mas comecemos com estes cinco. Estão todos convidados a completar a lista.


Escrito por Idelber

0 comentários:

A EMBRIAGUEZ LÚCIDA

2
16:25
Derramas sobre mim a inconstância das angustias inflexíveis.
Derramas sobre mim o epicentro colossal da tremula decadência onírica.
Derrama sobre mim o gesto subfebril dos seres desabotoados.
Derramas sobre mim tua cratera de girassóis reprimidos.
Derramas sobre mim tua incomucabilidade voraz.
Derramas sobre mim teu fluxo.
Derramas sobre mim tua quimera.
Derramas sobre mim teu ópio desconexo
dialogador de desmacanismos ocultos.
Derramas sobre mim tua epopéia de gozos frustrados.
Derramas sobre mim tua funerária declamação de poemas.
Derramas sobre mim tua natureza pálida de andarilhas idas ao abismal.
Derramas sobre mim tua inconsciência feita de mediúnica carne espiritual.
Derramas sobre mim toda a tua geometria de planos vigorosos.
Derramas sobre mim teus metros quadrados
de abrigo montanhoso e refugio oceânico.
Derramas sobre mim tua saliva envenenada
de brutais lutas consigo mesmo.
Derramas sobre mim Whitman e Rilk
e todos os poetas que ainda não nasceram
Derramas sobre mim tua coleção de livros nunca lidos
Derramas sobre mim tua ressaca de fontes sedutoras.
Derramas sobre mim tua pureza antepassada.
Derramas sobre mim... Vinhos de mundos variados!
Sou a goela insaciável da união de buracos negros incalculáveis
Quero engolir luz e trevas ao mesmo tempo
Quero o ódio e o amor em doses exorbitantes
Quero em vezes de pender, ganhar novos sentidos.
A acordar atravessando a boca de Deus
Espalhando-me em uma queda em espiral
E no seu interior escrever poesias
nas paredes interiores da sua onisciência
E se ser seu sangue poético inigualavelmente puro e eterno.














João Leno Lima
22-07-09

2 comentários:

Tago Mago

0
09:11


Falar de Krautrock é falar do Can e de Tago Mago.
Tago Mago é um dos clássicos do movimento
que visava recolocar a alemanha
no panorama musical da arte no final dos anos 60.
Esse disco é um experiência sonora lisergica
dos mais altos graus alucinatórios.
Disco que começa jazzy, aos poucos o efeito do LSD
vai tomando conta das palhetadas de guitarras,
e fusoes jazz rock que parecem longas improvisações
procurando fazer você entrar num clima
para uma viagem por um mundo de tribal, antropofagico,
onde Damo Suzuki vai se desprendendo desse planeta,
subvertando a logica rumo ao delírio.
Encontra mágico de Maldoror com Rimbund e Allen Ginsberg.
Do primeiro a subversão obuscura e a beleza decadentista,
do segundo, a transgressão atemporal, a materia tendo que pagar
pela anarquia libertadora do espírio e do ultimo, a lisergica aguda,
a essencia humana esmagando os sistemas politicos,
os esquemas pragmaticos agregados pela vida moderna
que buscam quase anarquicamente
em seu interior colossal a nudez de si mesmos.
Tago Mago é pra ser ouvindo sob um profundo estudo,
sem preconceitos, sem amarras, e nao se preocupe,
eles nos recolocam seguros em nossos lares,
sob um céu ensolarado e nuvens,
mas claro, com sequelas e ressacados de imagens
atormentadoramente exeburantes.






João Leno Lima

0 comentários:

DESTEMPORALIDADE

0
12:52




Voar é a morada dos pássaros
Sonhar é a dos Homens.
Deus, Clamo que juntem em mim todos as tuas fúrias,
Num cálice celestial para que eu beba como quem tem sede de eterno!
Calo-me, sou soberbo às vezes,
Sou a junção física da materialidade desnecessária.
Eu penso na dor como quem pensa nos fazeres domésticos da manhã,
Clamo por saudosistas e anarquistas
Para me limpar do lixo terrestre
Que se aloja debaixo dos tapetes do meu ser
Mas na verdade, poetas e loucos,
Que passeiam com seus carros e bicicletas pelas minhas silhuetas medrosas,
Sou quem balbucia ao dialogar com o mundo,
Sou quem viaja de ônibus como se fosse a cruzeiro invisível
Pelo próprio interior das coisas,
Sou quem paga as contas no final do mês
E guarda o resto para futuras viagens pela lua exuberante,
Sou quem observa Homens e mulheres em suas caminhadas
Que perecem voltas e voltas por um invisível trecho oculto a si mesmos.
Adormeço, choro com a criança que perdeu seu programa onírico,
Tropeço na fala ao declamar os versos dos outros e até os meus e próprios,
E quero enfatizar que sou parte do destino essencial do dia,
O que compõe a realidade com imagens sobrepostas
Recortadas das fotografias descoloridas do domingo solitário.
Adormeças comigo esse noite?
Sobre os cantos dos poemas daqueles que lamentam seu próprio aniversario?
Adormeça comigo essa noite?
Sobre os ombros daqueles que perderam seus amores
Ou sobre aquele que temem nunca encontrar?
Ou sobre aqueles que machucam
Ou sobre aquele que sempre se machucam
Ou sobre aqueles que parecem intactos
Mas na verdade são os mais quebráveis ao vento sentimental
Esmagador do tempo e da que é temporalmente findo...
...ah esse vento que leva a todos e todos parecem sentir...
Sim... Voar é a morada dos pássaros
Sonhar é a dos Homens.






João Leno Lima
20-07-09

0 comentários:

COESÃO

0
23:18
Fotografia de Robert Frank



Quero conquistar o mundo
Mas não alcanço conquistar a mim mesmo.
Falha-me o gesto de amar-me?
Falha o reflexo refletido no espalho inverso
Somos rios embriagados de sua própria transbordação
E sulgados pela margem do que formos antepassadamentes.
Traduzo pequenas alegorias dos seres que conversam,
Reivento os cabelos da senhotira de nariz empinado,
Reescrevo as linhas da conversa entre os amantes no escuro da esquina,
Observo os passos da criança
perseguindo a bolha de sabão vulneravelmente livre!
Somos os próprios passos dentro do refluxo do destino
Sou a combinação de fotografias desajustadas
Sou os lençóis onde mãe e filha, se esquentam, no frio da madrugada,
Sou o amigo que quer salvar o amigo do invisível, mas... Lentamente corro,
Longas caminhadas meu deus, entre penhascos e percepções.

Não sou mais eu nem ninguém
Quando chega a dor.
Não sou mais eu nem ninguém
Na hora de colocar a cabeça espremidamente oculta ao mundo.
Não sou mais eu nem ninguém
No ponto exato
quando as palavras rasgam a boca com a violência dos atos naturais,
Dos acordos secretos que só dizem respeito à atemporalidade,
Que sublima a tez da loucura interior que preconiza os elementos inválidos
Que levamos em consideração quase sempre.

Acusam-me de desresponder aos quatro cantos
minhas verdadeiras intenções para com o mundo?
Acusam-me de inventar desejos que obsessivamente senti para mostrar
Na contra regra do ato puro que não passo de uma pre-fabricação violada?
Tomo esse poema como navalha e enfio no coração do que me devora
Enfio no coração da criança que gesticula para a mãe,
Enfio nos ouvidos do trompetista e na goela do declamador,
Enfio nos pés do andarilho e na asa do anjo,
Enfio nos dedos do noivo entre a aliança,
Enfio na vagina da noiva sob a fronte do feto futurístico,
Enfio no abraço, enfio na sombra que permanece deslocada,
Enfio nessa solidão que bagunça meu espírito
Como cartas embaralhadas nos intervalos dos instantes.

Quero conquistar o mundo
Mas não alcanço conquistar a mim mesmo.
Falha-me o gesto de amar-me?




João Leno Lima
19-07-09

0 comentários:

Poema de Arseni Tarkovski

0
22:26

Agora o verão se foi
E poderia nunca ter vindo.
no sol está quente.
Mas tem de haver mais.

Tudo aconteceu,
Tudo caiu em minhas mãos
Como uma folha de cinco pontas,
Mas tem de haver mais.

A vida me recolheu
À segurança de suas asas,
Minha sorte nunca falhou,
Mas tem de haver mais.

Nem uma folha queimada,
Nem um graveto partido.
Claro como um vidro é o dia,
Mas tem de haver mais.

Cai a noite sobre as montanhas da Geórgia;
À minha frente ruge o Aragva.
Estou em paz e triste; há um lampejo em meus suspiros,
Meus suspiros são todos teus,
Teus, e de mais ninguém...
Minha melancolia
Está insensível a angústias e apreensões,
E meu coração arde e ama mais uma vez,
Pois nada pode fazer além de amar.

Todo instante que passávamos juntos
Era uma celebração, uma Epifania,
No mundo inteiro, nós os dois sozinhos.
Eras mais audaciosa, mais leve que a asa de um pássaro,
Estonteante como uma vertigem, corrias escada abaixo
Dois degrauas por vez, e me conduzias
Por entre lilases úmidos, até teu domínio
No outro lado, para além do espelho.
Enquanto isso o destino seguia nossos passos
Como um louco de navalha na mão.




0 comentários:

OLHOS PETRIFICADOS SOBRE LÁGRIMAS DE SANGUE

0
22:23
Fotografia de Robert Frank


Toda a dor se mistura ao tempo,
Na atômica inocência de uma palavra,
Boca que morde as estrelas decadentes
Sobre os escombros intermináveis da lágrima.
Oh porto cheio de negras embarcações
Oh mãos sem dedo e amordaçadas.
Toda a coreografia das horas desventuradas,
Túnel de olhares naufragados,
Segundos frios dos verbos,
Correntezas que entopem os porões silenciosos
Numa orgia embaçada perto das encostas.
Toda a tentativa que beija os lábios do abismo nos degraus do silencio.
Nas almas mergulhadas no mar do abandono petrificando o corpo com sede.
Ah os dentes das ruínas
Ah espíritos feito de embriagueis clandestina.
Todos os ratos devorando os poemas escondidos,
Toda a terrível revolta dos lápis,
Todo o incêndio provocado pela noite.
Oh noite que foge freqüentemente...

Tombou a infância cheia de amnésia e espanto
Sucumbiu a distancia numa relva no meio do deserto,
Não se mexe mais os braços do grito,
Há camisa de força no invisível,
Armaduras metafísicas,
Até a sombra fugiu com o espelho,
Há um desespero obstinado,
Acumulo de pássaros debaixo da cama,
Chove mascaras num rio ocultado pelos becos,
Há ferozes poemas escritos pela essência,
Guerra e guerras de suor transcendente,
Todos e ninguém atrás da porta,
Vôo dos lamentos,
Asa no choro emergente,
Leão devorando os cadeados da madrugada,
Touro invadindo os tijolos dos calcanhares,
Numa morte surrealista que penetra nos ninhos,
Numa tristeza cigana que deixa o coração em coma,
Súbitos minutos,
Fatais paredes transformando-se em navalhas,
Câmeras lentas e amargas,
Preto e branco seios e cabelos,
Tudo cinza,
Se arrastando no meio do caminho,

Oh anjo noturno que rasga as ferraduras com poemas
Oh fúria do impossível
Oh verme da procura!

0 comentários: