Pela Mídia Invisível

0
13:08

ddd

Por: João Leno Lima

 

 

Quem sabe um “jornal invisível” ?

Mídia tática mais que uma alternativa para uma gama de informações cada vez mais falseadora e manipuladora é uma alternativa dentro da própria sufocação da verdade que é síntese do estado de coisas do nosso mundo.

Os ultimos acontecimentos com o WikiLeaks e os jogos politicos e acusação de manipulação de vários institutos de pesquisa na última eleição no país mostram que se tem alguem em quem confiar, a mídia não é esse “alguém”.

Dominada por interesses corporativos, publicidade selvagem em nome do consumismo como base da felicidade de uma sociedade doente nos soterra e com pouco ar e pouca luz somos submetidos a verdade “oficial” ditada por governos cada vez mais dispostos a falsear a democracia, uma democracia conveniente ao bolso-buraco negro do capital.

Obvio? elemantar?

Negativismo e factoides espetaculares (como a verdadeira sociedade do espetáculo) pulam de dentro das páginas dos jornais. O mundo múltiplo se encarna cada vez mais nocivo, mais letal, o estado cada vem atuando com mãos fortes as pessoas cada vez mais refens do invisível, da esquizofrenia do amor e do sexo, da pertubadora obrigação de ter que “vencer” o “sucesso” é fundamental para a leitura de um bom cidadão, so quem fica para tras é aquele incapaz de acompanhar os processos. Não há questionamentos, não há tempo para dúvida, anarquismo psiquico ou comida na mesa? filosofia ou curriculo em todas as empresas?. Mão de obra barata ou falta de computador para falar com os amigos indefesos do outro universo? ordem? bopes estabalecendo a “segurança nacional”? terrorismo de um estado de ditadura inosciente. E o homem, ser selvagem  por natueza e capaz de romper e se recriar por natureza é uma criança enjaulada no circo do poder.

Mas, como disse no começo, quem sabe um “jornal invisível” ?

Mídia terrorista-subliminar, noticiais que interessem ao mundo mágico dos loucos, vulgo, TODOS, matérias quem iludam, não com mentiras mas com verdades indemostráveis (a ciência e os materialistas brandam! útopico!) mas  o Jornal invisível nao se calará, mostrará, não seu próprio interesse, mas a ironia do que é o “interesse maior” ruas abandonas e obras inacabadas? e o que é mais ironico…Nada é importante.

Anaco-notícias em forma de poesia e sangrando e expulsando a sede, sim, a sede pelo nagativismo ( basta abrir os cadernos policiais e verá a banalização da vida e das relaçoes humanas)  Ilusão de ótica? falacias cotidianas?. Mas se nada é importante porque iriamos nos importar em sermos fieis a “realidade”. Assumimos que há múltiplas realidades e dentro delas respeitamos que o ser humano deve ler-ser-viver-agir conforme sua selvageria espiritual não-entubada pela publicidade, a imposiçao em nossas crianças pela ultra tecnologia vazia, pela febre dos descontos daquilo que realmente não precisamos. Mas, o que precisamos? o ser humano, o ser mais inquieto da via lactea precisa aprender a ser livre. Nas escolas, nos parques, nos onibus ou no banheiro de casa, o exercicio de pensar por si mesmo deve ser retrabalhado para as próximas gerações. Outras sistemas, outras alternativas de mídia, a anarquia não como fobia implantada para chama-la de desordem. Mas como uma lei da dualidade humana em sua plenitude.

O Jornal invisível mostrará o que aqueles que contam o seu lado da história, digo, o lado “oficil” não querem mostrar. O sonho, o utopico, o ludico, o iracional, o anarquico, o livre, até a mais sincera liberdade de apenas gritar para ninguem ouvir ou como diz o poeta:

PARA QUE TODOS OUÇAM MEU SILÊNCIO.

 

 

 

09-12-2010

Entulho Cósmico

Toda a palavra é um verso e todo o verso é um infinito

0 comentários: